Matéria publicada em: 25/05/2017
Nesta semana, entre os dias 23 e 25 de maio, representantes do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Espírito Santo (SinPRF/ES) estiveram em Brasília para cumprir importante agenda de mobilização. O motivo principal, a luta contra a aprovação da Reforma da Previdência. Fizeram parte da comitiva o presidente do SinPRF/ES Gustavo Telles, o Delegado Representante Itler Oliveira, a Diretora de Secretaria do Sindicato Aline Tótola, além da PRF Danielle Fiorotti.
O primeiro compromisso, na manhã da terça-feira (23), foi participar da Assembleia Geral do Conselho de Representantes. Na parte da tarde, fizeram visitação aos gabinetes dos deputados e caminhada no Congresso, levando aos mesmos a questão da conscientização de alguns pontos presentes no relatório da PEC da Reforma da Previdência, em especial quatro deles, que são:
- A diferenciação na forma de aposentadoria para os colegas que ingressaram após o Funpresp, em fevereiro de 2013, gerando uma discriminação com esses servidores, já que se aposentariam de forma diferente a dos que ingressaram antes;
- A aposentadoria das mulheres policiais, pois foi a única categoria que a idade mínima foi igualada a dos homens. Em todas as outras as mulheres se aposentam com menor tempo de prestação de serviço;
- A fórmula de cálculo das pensões e
- A ausência de uma regra de transição para a implementação da idade mínima, o que afetaria muitos policiais que estão perto de se aposentar e por conta da mudança, trabalhariam anos a mais que o previsto e esperado.
Além da conscientização destes pontos junto aos deputados, a comitiva aproveitou para avaliar o posicionamento de cada um em relação a aprovação da PEC 287, após a divulgação dos áudios envolvendo o presidente Temer, o que modifica mais uma vez o cenário político do país.
Na quarta-feira (24), no período da manhã, os representantes do SinPRF/ES estiveram no escritório do advogado Roger Menegali, patrono da ação dos 28,86% para avaliar os novos passos e encaminhamentos das ações que ele representa.
No período da tarde, a comitiva do Espírito Santo se juntou a outras centrais sindicais representantes de várias categorias de todo o país no movimento intitulado “Ocupa Brasília”, um dos maiores da história já realizados na capital Federal.
“Durante a manifestação, o bloco composto pelos PRFs foi diversas vezes aplaudido pelos outros manifestantes, uma forma de respeito, reconhecimento e apoio a categoria policial, o que é muito gratificante para nós. A manifestação como um todo foi um sucesso e cumprimos nossa missão, lamentamos apenas as ações de vandalismo promovidas pelos black blocs”, explicou Gustavo Telles.
Fonte: SinPRF/ES