Matéria publicada em: 25/07/2024
Uma longa história escrita e interpretada por muitos autores e atores. Uma trama de sacrifícios, resiliência e coragem que não está em novelas, filmes ou séries. Registrada nas dores e alegrias dos corpos e almas de dezenas de homens e mulheres que há trinta anos escolheram servir e proteger ao próximo.
14 de julho de 1994, após um longo período sem contratações, a PRF-ES dava posse àquela que seria, numericamente, a maior turma em um único concurso. Iniciava-se ali, a saga que hoje comemoramos.
Eram 104 novos "Patrulheiros Rodoviários Federais", cheios de expectativas e objetivos, que além do dever de prestar os serviços de sua competência constitucional, tinham ainda como missão, perpetuar a existência da PRF, que naquele momento histórico, vivia um quadro de fragilização estrutural.
Logo, percebeu-se que era preciso inovar, buscar soluções e abrir caminhos, se tornando um marco do grupo de 94, que aprendeu e avançou com maestria nas resoluções que evitassem derrapagens e desvios de curso nesta estrada que percorriam.
Toda essa dinâmica encontrada nos primeiros anos pelos colegas de 1994, teve uma impactante importância na atuação e construção do sistema sindical no ES. O SINPRF-ES tornou-se um ponto de convergência no sentido de trabalhar para corrigir as distorções e difuculdades vividas, sendo bravamente impulsionado com a chegada dessa turma nos quadros sindicais.
Entre altos e baixos, conduzidos sob inúmeras tempestades, os egressos de 94, trabalharam, construíram e entregaram resultados, juntos aos que já estavam e aos que foram se unindo ao longo do processo. E com o passar do tempo, veio a esperança de um novo raiar, a estrada parecia ficar um pouco melhor, o pavimento era mais seguro e a sinalização ficava mais objetiva.
É inevitavel considerar que em uma viagem de três décadas, sempre haverá percalços, alguns ficaram pelo caminho deixando saudades. Somos privados de tempo, eventos e lugares. Para andar nessa estrada, é preciso ter uma vontade férrea e um compromisso inabalável, mas também, é preciso registrar que este caminho trouxe e ainda traz conquistas, inovação, novos amigos, lugares, experiências, preservação de vidas, senso de pertecimento, solidariedade e muita...muita história para contar.
Muitos dessa lendária turma ainda estão na jornada, conhecendo novos trechos, ombreando com tantos outros que carregam o dever e o previlégio de ser Policial Rodoviário Federal, honrando o legado de seus antecessores.
Em suma, nessa estrada rodeada de fatos e metáforas, o SINPRF-ES reconhece e agradece a contribuição de todos os componentes da turma de 94, desejando-lhes uma vida de realizações e de muita saúde, porque VALORIZAR É PRECISO!
Fonte: SinPRF-ES